As mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento interferem no apetite, consumo e absorção de nutrientes. O envelhecimento é acompanhado por uma variedade de mudanças psicológicas, econômicas e sociais que também podem afetar desfavoravelmente o estado nutricional, principalmente de proteínas e micronutrientes.
Sensoriais:
Paladar, olfato, visão, audição e tato são as primeiras modificações observadas no envelhecimento. No que se refere ao paladar, há uma acentuada redução da quantidade das papilas gustativas por volta dos 50 anos. Com isso, ocorre uma diminuição significativa da sensibilidade ao gosto de doce e salgado.
Gastrointestinais:
Detecta-se a redução do apetite e da capacidade de digerir e absorver os alimentos neste grupo em decorrência de vários fatores:
• Redução da secreção salivar que leva a diminuição da capacidade de mastigar e deglutir; sendo a ingestão de nutrientes significativamente prejudicada;
• Redução do ácido clorídrico no suco gástrico (hipocloridria), podendo causar gastrite e diminuir, a absorção de cálcio e vitamina B12 propiciando o surgimento da osteoporose e da anemia perniciosa. Tanto em homens quanto em mulheres, a absorção intestinal de cálcio diminui com a idade avançada.
Renal:
É comum a diminuição da sensação de sede associada a uma reduzida ingestão de água ocorrendo como conseqüência, desidratação, pele seca, maior incidência de infecção urinária, obstipação e cálculos renais.
Psicossocial:
Isolamento social, depressão, mudanças da rotina diária, medo podem também contribuir para um estado nutricional deficiente
Esse conteúdo foi retirado do site:http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/alteracoes-funcionais-na-terceira-idade.aspx.
Nenhum comentário:
Postar um comentário