Circuncisão pode reduzir risco de câncer de próstata
Homens que são circuncidados (remover o prepúcio que é uma pele ricamente inervada, modificando a estrutura do pênis e corrompendo inteiramente as extraordinárias funções desempenhadas por cada uma das partes que compõem o pênis.) podem correr menos riscos de desenvolverem câncer de próstata. Pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) entrevistaram 1.754 homens que sofriam desse tipo de câncer e 1.645 homens semelhantes, mas que não tinham a condição.
De acordo com as análises do estudo, homens que haviam sido circuncisados antes de terem iniciado sua vida sexual tinham chances 15% menores de desenvolverem câncer de próstata.
Apesar de a pesquisa não mostrar uma ligação de causa e efeito, os dados sugerem que é possível que exista um mecanismo biologicamente plausível através do qual a circuncisão pode diminuir os riscos dessa doença.
Como o estudo não acompanhou os participantes durante um longo período de tempo e apenas avaliou os pacientes de câncer em um determinado momento, os resultados precisam ser replicados em outros grupos de pessoas para serem confirmados.
A circuncisão oferece benefícios, como a diminuição de riscos de infecções. Porém, como complicações podem ocorrer durante o procedimento, este não é recomendado como algo rotineiro. “No final das contas, nós achamos que existem riscos e benefícios, e os pais devem decidir o que é do melhor interesse da criança”, explica o Dr. Andrew Freeman, da Academia Americana de Pediatria.
Esse conteúdo foi retirado do site: http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=9648&mode=browse, por Live Science, 12 de março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário